terapia
Fitoterapia chinesa (ervas medicinais)
A fitoterapia chinesa é uma vertente da Medicina Tradicional Chinesa voltada ao estudo e uso de plantas medicinais e suas propriedades. A experiência dos chineses com as ervas medicinais já ultrapassa mais de 2000 anos e existem mais de 12.800 substâncias da Matéria Médica Chinesa já identificadas.
As Fórmulas Magistrais Chinesas são um conjunto de ervas combinadas entre si, de forma a respeitar a Teoria do Cinco Elementos da natureza e segue o movimento da harmonia do corpo nos diferentes órgãos e vísceras, os 5 sabores, as 5 energias .
Sua base está farmacopeia chinesa e na sua filosofia milenar. Diferentemente da alopatia, as ervas chinesas tratam cada paciente de forma personalizada, de acordo com suas síndromes de desequilíbrios. Assim harmonizam condições de frio e calor no corpo(yin-yang), estagnação de Qi e sangue, tonificam ou sedam funções energéticas dos órgãos, desbloqueiam a circulação dos meridianos, tratam desequilíbrios funcionais, drenando excessos e reajustando deficiências.

A combinação das ervas chinesas é pautada nas bases da teoria Yin Yang, teoria dos 5 elementos e sistemas de meridianos energéticos e demais princípios que norteiam a filosofia chinesa. São usados raízes, folhas, flores e frutos, bem como alguns minerais dependendo da formulação. São utilizados na forma de chás, cápsulas, pílulas, comprimidos, pós e pomadas.
A partir de uma primeira análise, são realizadas então associações entre as plantas, sempre considerando sua classificação e suas propriedades.
Ervas mornas ou quentes são classificadas como Yang, sendo indicadas para fortalecer o corpo e ajudando no tratamento de doenças relacionadas ao frio.
Como exemplos podemos citar o gengibre seco e a canela.
As ervas frias ou frescas são chamadas Yin e ajudam a reduzir o calor, aliviando inflamações e acalmando os nervos. Possuem ainda função sedativa e auxiliam nos casos de doenças acompanhadas de febre.

Como exemplos podemos citar a scutellaria, o coptis e a gardênia.
A prescrição das ervas Chinesas é realizada levando-se em consideração o diagnóstico energético da pessoa. Portanto, para um mesmo diagnóstico médico ocidental, diferentes fórmulas chinesas podem ser usadas. A prescrição é personalizada e busca tratar a doença de forma ampla, fortalecendo o organismo e prevenindo complicações. Esse é um dos principais fatores que diferenciam essa modalidade da alopatia, que foca apenas em questões fisiológicas e farmacológicas.
Para uma correta prescrição exige-se uma avaliação completa, rigorosa e detalhada pelo acupunturista especialista em fitoterapia chinesa, que inclui a verificação do pulso, inspeção da língua, dos olhos e um criterioso questionário a ser preenchido durante a avaliação com a Acupuntura e MTC. A fito chinesa é segura e trata os mesmos desequilíbrios trabalhados pela acupuntura, cujos resultados são potencializados quando ambas são combinadas.
Se você busca uma alternativa natural para promover sua saúde e bem-estar, descubra os maravilhosos benefícios que a fitoterapia chinesa pode fazer por você. Agende hoje mesmo sua sessão!
