Medicina Chinesa
Acupuntura

A acupuntura é uma das principais práticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), desenvolvida há mais de 2.500 anos para promover o equilíbrio natural do corpo e da mente e das emoções.
Seu princípio é simples e profundo: quando a energia vital (Qi) flui livremente pelos canais do corpo, temos saúde e bem-estar.
Mas quando esse fluxo é bloqueado — pelo estresse, má alimentação, emoções intensas ou estilo de vida — surgem dores, tensões, ansiedade e outros desequilíbrios.
Com o uso de agulhas muito finas aplicadas em pontos específicos situados em meridianos energéticos, a acupuntura ajuda o corpo a restaurar seu próprio equilíbrio, estimulando os mecanismos naturais de cura e relaxamento, incluindo o alívio de dores, combate ao estresse e regulação de diversas funções orgânicas e emocionais.

Seus benefícios são comprovados cientificamente e por isso são reconhecidos e recomendados na medicina convencional. Em sites e plataformas médico-científicas como PubMed e google academico existem milhares de artigos publicados comprovando a eficácia da acupuntura, a qual é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e amplamente utilizada como terapia complementar à medicina convencional.
Muitas pessoas têm dúvidas se a acupuntura dói. Em geral ela é indolor, mas algumas sentem dor, enquanto outras percebem apenas uma pressão ou um leve incômodo.

Benefícios da acupuntura:
As agulhas de acupuntura são 10x mais finas que as agulhas de seringa, e possuem uma ampla gama de benefícios ao reequilibrar o fluxo de Qi pelo corpo:
- Equilíbrio das emoções: reduz ansiedade, promove relaxamento e diminuição das tensões e estresse, auxilia em quadros como depressão e transtornos de humor.
- Alivio de dores crônicas e agudas: como dor nas costas, lombar, ciático, joelho, enxaquecas, fibromialgia , artrite e cólicas menstruais.
- Combate à insônia: eficaz no tratamento da insônia e outros distúrbios do sono. Estimula e regula a melatonina, um hormônio que ajuda a equlibrar o sono e o ritmo circadiano.
- Fortalecimento do Sistema Imunológico: A acupuntura atua estimulando o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a doenças e infecções. Melhora de alergias, rinites e asma.
- Equilíbrio hormonal: Pode ajudar a regular desequilíbrios hormonais, como no caso da síndrome do ovário policístico (SOP), TPM e alterações menstruais.
- Tratamento de condições crônicas: Auxilia no controle de doenças crônicas e degenerativas, como diabetes, hipertensão, asma, problemas digestivos (gastrite, constipação, diarreia) e distúrbios neurológicos;
- Saúde da pele: Pode melhorar condições como acnes, dermatites, eczemas, furúnculos, psoríases, lúpus eritematoso e outros.
- Tratamento complementar: a acupuntura é de grande valia para minimizar os efeitos colaterais da quimioterapia, radioterapia e outros tratamentos médicos agressivos.
Medicina Chinesa
Auriculoterapia chinesa
A acupuntura auricular é uma especialidade da acupuntura que estimula pontos do pavilhão auricular, a parte externa da orelha, com pequenas sementes de mostarda ou cristais de quartzo, com intuito de restabelecer o equilíbrio energético do corpo, assim promover o bem-estar físico, mental e emocional do paciente como um complemento à acupuntura corporal.
No Tao Healing Terapias Integrativas você receberá aplicação da auriculoterapia chinesa escola Huang Li Chun, a mais antiga e eficaz entre os sistemas de acupunturas auriculares.

Quais os benefícios da auriculoterapia?
- Promover o bem-estar geral: aumentar a energia e disposição geral, reduzir o cansaço, reduzir insônia e melhorar a qualidade do sono;
- Tratar distúrbios emocionais: ansiedade, depressão, estresse, insônia, síndrome do pânico; fobias e traumas;
- Aliviar dores: dores de cabeça, enxaqueca, dor nas costas, dor nas articulações, cólicas menstruais, dores neurológicas como fibromialgia dentre outras;
- Auxiliar no combate à vícios e compulsão: compulsão alimentar; tabagismo, alcoolismo, drogas;
- Melhorar o funcionamento de órgãos e sistemas: sistema digestivo, neurológico, sistema respiratório, sistema imunológico;
- Regular funções fisiológicas: pressão arterial, colesterol, glicemia.

Quais as indicações da auriculoterapia?
As indicações da auriculo terapia são inúmeras, dentre elas:
- Fortalecer o sistema imunológico: aumentar as células de defesa do organismo;
- Problemas respiratórios: asma, bronquite, rinite, sinusite;
- Redução do peso: auxiliar no controle do apetite e metabolismo;
- Distúrbios emocionais: ansiedade, depressão, estresse, insônia, síndrome do pânico;
- Dependências: tabagismo, alcoolismo, drogas; compulsão alimentar;
- Desequilíbrios hormonais: TPM, menopausa, disfunções da tireoide;
- Dores: enxaqueca, cólicas menstruais; dores crônicas, dores agudas, dores articulares
- Alterações emocionais: depressão, estresse, ansiedade, insônia, síndrome do pânico;

Medicina Chinesa
Ventosaterapia

A prática de ventosaterapia é tão antiga quanto a acupuntura.
As ventosas são “copos” de vidro, acrílico e silicone que geram vácuo em pontos estratégicos do corpo, criando uma leve sucção na pele e musculatura, para promover o aumento do fluxo sanguíneo e energético(Qi), relaxamento muscular, alívio de dores e liberação de toxinas.
As ventosas, ao “mobilizar” essa energia, devolvem fluidez, leveza e vitalidade ao organismo.
É uma técnica segura quando realizada por um profissional capacitado, e os leves hematomas que surgem em alguns casos são reações normais e passageiras — sinal de que o corpo está eliminando bloqueios e restaurando o equilíbrio.
A ventosaterapia é natural e não invasiva, podendo ser combinada com outras terapias, como acupuntura, auriculoterapia e fitoterapia chinesa para potencializar os resultados.

Quais os benefícios da ventosaterapia?
- Estimula a circulação e desintoxica o corpo: O aumento do fluxo sanguíneo ajuda na eliminação de toxinas, melhora o metabolismo e acelera a recuperação muscular. As ventosas auxiliam na eliminação destas toxinas do corpo, promovendo bem-estar físico, mental e emocional.
- Alívio de dores musculares e articulares: As ventosas auxiliam na redução de dores musculares e articulares em geral, nas costas, pernas, ombros e braços.
- Combate à inflamação: Como as ventosas reduzem a inflamação, são úteis no tratamento de condições como artrite, tendinite e bursite. São excelentes analgésicos e antiinflamatórios locais.
- Relaxamento Muscular: As ventosas diminuem a tensão muscular, combatem o estresse, a fadiga e auxiliam a recuperação muscular.
- Reduz o estresse e a ansiedade:
A sensação de relaxamento é imediata, pois a técnica atua sobre o sistema nervoso, promovendo calma e bem-estar. - Fortalece o sistema imunológico: A sucção leve estimula pontos energéticos que fortalecem a imunidade tornando o corpo mais resiste às doenças
- Melhora a aparência da pele e reduz celulite: Quando aplicada com movimentos deslizantes (ventosaterapia com óleo), melhora a oxigenação da pele, favorecendo o tônus e a drenagem linfática.
- Aumenta a energia e a vitalidade: Após a sessão, muitos pacientes relatam uma sensação de leveza e renovação energética, com redução do cansaço físico e mental.

O tratamento com ventosas é personalizado de acordo com suas necessidades. Sinta o alívio. Restaure sua energia. Redescubra o equilíbrio com as ventosas hoje mesmo!
Medicina Chinesa
Moxaterapia

Benefícios da moxaterapia
- Fortalece a energia vital (Qi): Recomendada para pessoas com cansaço constante, fraqueza, imunidade baixa ou sensação de frio interno.
- Relaxamento e redução do estresse: A moxabustão promove o relaxamento muscular, tem efeito calmante, diminuiu o estresse, tensões, ansiedade e insônia.
- Alívio da dor: a moxa ameniza dores nas costas, pescoço, articulações, cólicas menstruais, ombros e outros tipos de dores, inclusive reumatológicas
- Melhora da circulação sanguínea: O calor aumenta o fluxo de sangue e oxigênio para o corpo por meio da vasodilatação, que quebra a estagnação de energia(Qi) causada pelo frio.
- Redução da inflamação: A moxabustão auxilia no tratamento de doenças como artrite, tendinite e bursites devido a seus efeitos antiinflamatórios e melhora a mobilidade das articulações.
- Fortalecimento do sistema imunológico: A técnica aumenta a imunidade e as defesas do corpo, protegendo contra doenças.
- Tratamento de problemas digestivos: Ao estimular pontos ligados ao baço e estômago, favorece a digestão e o aproveitamento da energia dos alimentos. Pode aliviar náuseas, vômitos e constipação.
- Melhora da saúde feminina: a moxaterapia é tradicionalmente usada para reduzir cólicas menstruais, equilibrar ciclos, auxiliar no reequilíbrio hormonal e melhorar frigidez e perda da libido.
- Melhora da saúde masculina: auxilia no aumento da testosterona, impotência e ejaculação precoce, aumenta a vitalidade e o vigor físico.
Indicações
- Estresse, ansiedade e insônia, depressão, frigidez e impotência, paralisia facial, zumbido, dores musculares, articulares e reumatológicas, desequilíbrios hormonais, problemas digestivos, sintomas de frio.
Medicina Chinesa
Acupuntura a Laser (Laserterapia)
O laser utilizado é um equipamento terapêutico do baixa potência e não causa efeitos colaterais. Este tipo de laser emite luz de baixa energia e pode ser ajustado para diferentes comprimentos de onda, dependendo da aplicação desejada. Isso significa que é improvável que ele produza alguma queimadura ou corte na pele do paciente, quando usado em condições adequadas.
A eficácia da Acupuntura a Laser já é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde.
É ideal para pessoas que têm medo de agulhas, fobias, problemas de coagulação, pele sensível ou deficiências musculares, proporcionando alívio de dores, relaxamento e tratamentos de saúde mental. É uma ótima alternativa para crianças que tem aversão a agulhas.

Vantagens do laser na acupuntura
O uso do laser na acupuntura pode trazer uma série de vantagens terapêuticas e práticas, tais como:
- Ausência de agulhas, tornando o tratamento não invasivo e mais confortável para paciente que têm medo de agulha; Segurança e conforto ao paciente;
- Menor risco de infecções, uma vez que não são inseridas agulhas na pele do paciente;
- Alta precisão e controle, uma vez que o feixe de laser na acupuntura pode ser direcionado aos pontos certos;
- Possibilidade de ajustar a intensidade do laser;
- Redução dos efeitos colaterais;
- Ampla aplicação terapêutica.

Benefícios:
Os benefícios da acupuntura a laser são os mesmos da acupuntura tradicional com agulhas, sendo eles:
- Efeito relaxante e analgésico
- Redução de edemas
- Reparação de lesões
- Alívio de dores físicas
- Auxílio na produção de colágeno
- Tratamento de enfermidades mentais
- E desenvolvimento do sistema imunológico.
Em que casos a terapia a laser pode ser recomendada?
- Em doenças da pele, como herpes, terçol eritema, eczema, acne e feridas em diabéticos
- Inflamações
- Lesões e doenças nas articulações e ossos, como a restauração das cartilagens, regeneração de ossos e calosidades
- Resolução de problemas no sistema nervoso, como a reparação e cicatrização de lesões, parestesia, neurites e neuralgia
- Ativação do fluxo sanguíneo e redução de edemas
- Alívio de dores
- Demais quadros tratados tradicionalmente com acupuntura clássica.
Medicina Chinesa
Terapia ILIB (Irradiação Intravascular do Sangue com Laser)
Consiste na aplicação contínua e direta do laser terapêutico vermelho / infravermelho através da pele, na região da artéria radial(pulso). É uma técnica não invasiva e de fácil aplicação, sem ferir a pele.
O objetivo principal é de combater radicais livres, tem efeito antioxidante, ação anti-inflamatória e aumento da circulação sanguínea.

Benefícios
- Promove vasodilatação e maior oxigenação tecidual;
- Aumenta a circulação periférica e estimula o sistema Imunológico;
- Combate aos Radicais Livres no tratamento do antienvelhecimento pois ativa enzimas neutralizadoras destes radicais, como a SOD e
- Efeitos bioestimulatórios e biomoduladores com ação antiinflamatória e analgésica, além de acelerar o reparo tecidual;
- Ativação da síntese e remodelamento de colágeno, elastina, proteínas de membrana, entre outros;
- Melhora da funcionalidade mitocondrial, prevenindo seu envelhecimento fisiológico, otimiza a produção de ATP(energia) e diminui cansaço e fadiga;
- Previne a formação de quelóides;
- Promove drenagem linfática, em geral, com aplicação na rede ganglionar;
- Hidrata a epiderme (por umectação) – ativação das aquaporinas e melhora a potência muscular.
Indicações

